Serigrafia ou impressão digital na indústria: os prós e contras de cada processo

Conforme o mercado evolui e as exigências dos clientes aumentam, a escolha pelo método mais adequado na indústria, entre serigrafia ou impressão digital, parece ficar mais complexa.

Apesar de a diferença entre os dois processos já ser bastante conhecida, há alguns fatores que costumam influenciar a decisão. Entre eles, custo e tempo de produção, sustentabilidade e capacidade de escala de produção ou produtividade.

Pensando nisso, preparamos um guia completo com as principais diferenças e vantagens da serigrafia e impressão digital na indústria.

Como funcionam cada um dos processos

Antes de tudo, vale a pena passar rapidamente sobre como cada um dos processos funcionam:

  • Serigrafia: processo bastante artesanal na qual a figura é impressa através de uma tela.
  • Impressão digital: processo que necessita apenas de um arquivo digital. A impressão é realizada diretamente no substrato, como madeira, vidro ou acrílico.

Serigrafia ou impressão digital na indústria, qual escolher?

Agora que relembramos a diferença entre os dois métodos, vamos abordar alguns pontos importantes que podem influenciar na sua escolha.

Sustentabilidade

As empresas causam um impacto no meio ambiente e os consumidores estão cada vez mais exigentes e conscientes da causa ambiental. Portanto, esse é um aspecto que pode (e deve) afetar diretamente a escolha.

A serigrafia, por ser um processo artesanal, costuma consumir muito mais recursos. Primeiramente, pela necessidade da tela para a impressão: toda vez que uma nova figura for estampada, uma nova tela terá que ser criada. 

Por outro lado, com a impressão digital, nenhum desses problemas ocorre. A tinta é diretamente depositada no substrato, não gerando resíduos. Além disso, o método dispensa telas, reduzindo o lixo e o desperdício.

Quanto à energia elétrica necessária, as impressoras industriais mais modernas já são desenvolvidas de forma a economizar ao máximo o recurso.

Qualidade de reprodução de cores

Reproduzir tons, gradientes e transição de cores com qualidade e fidelidade é um grande desafio na indústria. Portanto, esse é um fator que pode ser determinante para a qualidade do produto final.

Com a impressão digital, esse resultado é facilmente atingido. As máquinas conseguem criar mudanças de tonalidades extremamente sutis e há uma variedade enorme de cores para realizar a impressão com qualidade fotográfica.

Em outras palavras, é possível imprimir tons de pele e reproduzir escalas de cores com tons bastante próximos.

Já com a serigrafia, o processo para obter cores mais precisas é bem mais complexo. Especialmente quando o volume de produção é pequeno, o resultado varia bastante de peça para peça.

Dessa forma, pode ser difícil reproduzir tons, o que pode arruinar por completo toda uma produção.

Detalhes na imagem

Os detalhes, em uma impressão, compreendem linhas, textos pequenos, texturas ou qualquer outro elemento delicado.

Em muitas produções, são os detalhes que tornam o produto especial, como em um vidro no qual é impressa uma textura de mármore.

Na serigrafia, a impressão é realizada no substrato por meio de pontos pelos quais a tinta atravessa a tela. Isso também ocorre na impressão digital, porém, os pontos são tão pequenos e tão próximos, que eles se tornam invisíveis aos olhos.

Muitas vezes, o que acontece na serigrafia é que os meios tons são criados a partir de pontos de tinta mais espaçados. Como resultado, eles ficam em evidência e os detalhes são perdidos.

Sendo assim, a impressão digital é muito mais vantajosa quando há a necessidade de delicadeza e detalhes que sejam reproduzidos com alta qualidade.

Consistência na impressão

Na indústria, a impressão precisa seguir um padrão e manter uma consistência. Caso contrário, cada item ficará diferente do próximo.

Na serigrafia, há diversas variáveis durante o processo, como a tensão da tela e a pressão realizada na prensa. E cada um desses elementos produz uma diferença no momento da impressão.

Com a impressão digital, esse tipo de problema não existe. O processo é totalmente automatizado e segue as orientações do arquivo digital. Portanto, não existirão diferenças entre um item e outro, a menos que você queira.

Customização em massa

Falando em diferenças intencionais, uma demanda que vem crescendo no mercado é a de customização em massa. Ela pode surgir para o desenvolvimento de itens personalizados ou pela necessidade de imprimir dados variáveis, como QR Codes.

Independentemente do caso, isto só é possível com a impressão digital. Na serigrafia, a necessidade da criação da tela inviabiliza a impressão de dados variáveis, uma vez que cada variação demandaria a criação de uma nova tela. 

Produção em pequenos volumes

Por fim, vale ressaltar que a serigrafia não é economicamente viável para pequenos volumes de impressão, justamente pelos custos fixos iniciais para a criação da tela.

Na impressão digital, por outro lado, a viabilidade acontece a partir de uma unidade. Como é necessário apenas um arquivo digital, a imaginação se torna a única limitação deste processo!

 

Em resumo, as diferenças entre serigrafia ou impressão digital na indústria são:

serigrafia-impressao-digital.JPG