Placas Personalizadas: Tipos de impressão, materiais e aplicações

Quem está no ramo industrial sabe a importância de manter a sinalização por meio de placas personalizadas para comunicar normas e regulamentações que garantem a segurança de seus funcionários e a qualidade dos serviços prestados. 

Além disso, as placas personalizadas também desempenham um importante papel para a divulgação da marca da empresa, e ainda facilitam a distribuição de informações adicionais sobre os produtos ou maquinários por meio de QR-Codes, entre outros. 

Portanto, neste post você vai entender um pouco mais sobre os melhores materiais e opções de impressão para produzir as placas personalizadas da sua empresa com bastante qualidade e eficiência.

Aplicações das placas personalizadas

A placa personalizada na indústria desempenha um importante papel de sinalização e comunicação com funcionários, fornecedores e clientes. Confira algumas de suas aplicações no dia a dia: 

  • Identificação de fabricantes de máquinas como caldeiras, máquinas têxteis etc.; 
  • Indicação do número de série do maquinário;
  • Impressão de QR-Codes para fornecer informações mais detalhadas sobre a máquina ou sobre o produto produzido;
  • Na área da medicina e segurança do trabalho para empresas, geralmente as placas são compradas prontas. Com a impressão digital em placas, é possível que a empresa as personalize adequando às suas normas, regulamentações e sua própria logomarca;
  • Produção de toda a sinalização industrial (saiba mais aqui).

Qual o melhor tipo de impressão na confecção de placas personalizadas?

Basicamente, há dois tipos mais comuns de confecção de placas personalizadas: a serigrafia e a impressão digital. Vamos detalhar cada uma delas para você entender melhor a diferença. 

Impressão em serigrafia

O processo de impressão em serigrafia, também conhecido como silk screen, consiste na vazão de tinta através da pressão de um rodo, tudo por meio de uma tela de seda ou poliéster preparada anteriormente. Dessa forma, a matriz serigráfica, ou seja, a tela, é esticada em um quadro e gravada por meio de uma emulsão fotossensível.  Posteriormente, a tela é colocada sob um fotolito em uma mesa de luz para gravação.

Os pontos escuros do fotolito dizem respeito aos lugares em que a tela será vazada, possibilitando que a tinta passe pelo tecido. Por outro lado, os pontos mais claros se tornam impermeáveis, impossibilitando a passagem da tinta.

Apesar de ser uma técnica muito tradicional, a serigrafia é mais indicada para a produção em grande escala. Ou seja, não é a técnica mais indicada para a produção das placas personalizadas, especialmente se a produção for baixa. Outras desvantagens da serigrafia são:

  • Se o seu objetivo for imprimir o logotipo ou logomarca da sua empresa, a serigrafia tem limitação de cores e de encaixe das mesmas;
  • A serigrafia, por ser um processo artesanal, costuma consumir muito mais recursos: toda vez que uma nova figura for estampada, uma nova tela terá que ser criada;
  • Fabricantes que desejam colocar número de série em suas máquinas precisarão  de uma tela para cada série;
  • A serigrafia também torna inviável a impressão de QR-Codes em placas personalizadas.

Impressão digital industrial

A impressão digital é uma das técnicas mais modernas para a customização de peças industriais. Uma das principais vantagens dela é que não há limites de cores e nem lote mínimo para a impressão. Além disso, é possível produzir placas com diversos formatos diferentes, pois na Fini o corte é feito a laser. Confira o exemplo abaixo:

WhatsApp Image 2022-10-11 at 12.13.24.jpeg

 

Para realizar a impressão de uma placa personalizada, basta que o responsável pelo projeto disponibilize o arquivo digital. Outra vantagem é que não há um custo fixo inicial, portanto, é uma opção muito viável para pequenos projetos ou impressão de peças unitárias. 

Mais um benefício da impressão digital é que ela também torna viável a impressão de placas com dados variáveis como códigos de barra ou QR Codes dinâmicos. 

Tipos de materiais utilizados para fazer placas personalizadas

Na indústria, é mais comum utilizar o metal como matéria-prima para a confecção de placas personalizadas.

É comum que placas fiquem expostas em ambientes abrasivos, que molham ou que esquentam. Logo, produzi-las neste tipo de material torna-se muito mais viável. 

Portanto, placas personalizadas com impressão digital industrial poderão ser produzidas em:

  • aço inoxidável - liga metálica composta de ferro, cromo, carbono e níquel bastante resistente à corrosão e ao calor;
  • aço carbono - liga metálica com carbono em sua composição que oferece muita resistência mecânica;  
  • alumínio - metal leve, macio, porém muito resistente ao calor, oxidação e corrosão.

Entenda como funciona a impressão digital industrial da Fini em aço e em alumínio.  

Para saber mais sobre as inovações da impressão digital industrial, continue acompanhando o nosso blog ou entre em contato com o nosso time para entender a viabilidade do seu projeto.