O ACM é um material bastante versátil e resistente, muito utilizado para fazer placas industriais devido a sua qualidade e possibilidades de acabamento.

Mas se você conhece pouco desse material, fique tranquilo, pois reunimos neste post informações relevantes sobre o que é ACM e qual a sua utilização no meio industrial.

Placa em ACM - o que é e qual a sua importância 

O que é ACM? 

ACM é a sigla em inglês para o termo "Aluminum Composite Material", que pode ser traduzido livremente por material composto de alumínio ou ainda como alumínio composto. Esse material é amplamente utilizado na indústria, especialmente na produção de materiais de comunicação e sinalização.  

O ACM é composto por duas folhas de alumínio com uma camada central de material termoplástico, geralmente polietileno, o que confere à placa uma combinação única de leveza, resistência e facilidade de personalização.

 Para você entender mais claramente o que é o ACM, vamos listar abaixo suas características:

  • Leveza: uma das principais características do alumínio é a sua leveza, portanto, placas feitas de ACM são fáceis de manusear e instalar.
  • Resistência: A combinação de alumínio com a camada central de termoplástico confere resistência a impactos, corrosão e desgaste.
  • Versatilidade: Placas de ACM podem ser cortadas, dobradas e moldadas em várias formas, logo, são aplicáveis em diferentes finalidades.
  • Personalização: As placas de ACM podem ser personalizadas com impressão digital, gravação a laser e outros métodos.
  • Aparência: A superfície lisa e plana do ACM oferece uma aparência moderna e profissional ao material produzido.
  • Durabilidade: É um material durável que mantém sua qualidade ao longo do tempo.
  • Isolamento térmico e acústico: O termoplástico na camada central confere isolamento térmico e acústico em algumas situações.

Vantagens do ACM

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o ACM e suas características, já consegue imaginar alguns de seus benefícios na produção de materiais de identidade visual para diversos segmentos, certo?

Mas para facilitar, vamos listar abaixo as vantagens do ACM que são imbatíveis em comparação a outros tipos de materiais: 

  • Por se tratar de um material altamente resistente, placas em ACM vão precisar de baixa ou quase nenhuma manutenção por um longo período.
  • Placas confeccionadas com esse tipo de material não apresentam dificuldades na hora da instalação, justamente por serem leves.
  • Quando falamos de resistência, o ACM também se destaca, pois apresenta uma excelente durabilidade mesmo depois de enfrentar situações climáticas graves, por exemplo.
  • Se você procura um material que possibilita usar variedade de cores e acabamentos, o ACM é o mais indicado, pois poderá receber qualquer tipo de personalização.  

Desvantagens do ACM

Apesar das inúmeras vantagens, vale ressaltar que o ACM também tem lá suas desvantagens. Uma delas é que esse tipo de material pode ser mais caro do que outros. Mas vale pensar na duração a longo prazo, pois o investimento pode compensar.

O ACM é super-resistente contra o desgaste do tempo, mas não está livre de ser danificado em caso de fortes impactos, por exemplo. Então, essa pode ser outra desvantagem. 

Uma outra desvantagem ainda, é que a exposição prolongada ao sol pode desbotar as cores do material impresso em ACM.

Placas em ACM

Confeccionar placas de identificação em ACM é uma ótima escolha para empresas que desejam criar um material mais refinado e moderno, mas que também ofereça muita resistência.

Se você ficou interessado neste tipo de material, entenda a seguir como é o processo de personalização em placas de ACM.

Processo de personalização em placas de ACM

A personalização em placas de ACM pode envolver métodos como impressão digital direta, gravação a laser ou aplicação de adesivos. 

Contudo, se você deseja prolongar a vida útil das suas placas em ACM, sugerimos que você opte pela impressão digital, que tem muito mais precisão, qualidade de cores e garantia de durabilidade.

Impressão em placas de ACM

A impressão digital é um método muito comum e recomendado para personalizar placas de ACM, pois ela permite a impressão de gráficos, imagens coloridas e texto, diretamente na superfície da placa, com alta definição.

As tintas usadas nesse método de impressão são muito resistentes e usadas para garantir que as cores permaneçam vibrantes com o passar do tempo.

Impressão em ACM: diferenças e aplicações

Uma das vantagens das placas em ACM é que esse tipo de material é bastante versátil em relação aos tipos de impressão que podem ser aplicados a elas. A escolha da técnica de impressão vai depender do tipo de projeto e efeitos visuais desejados. 

Conheças os tipos de impressão em ACM mais comuns:

Impressão Digital:

A impressão digital é uma das técnicas mais modernas para impressão de placas em ACM, para a customização de materiais na indústria. 

Esse tipo de impressão é bastante vantajoso, pois não limita o uso de cores e muito menos necessita que seja feito um grande lote de materiais.  Além disso, permite produzir placas com diversos formatos diferentes. Ou seja, é a opção mais indicada para quem precisa de placas personalizadas e em poucas quantidades.

Serigrafia: 

A serigrafia é uma técnica de impressão que utiliza telas para transferir tinta para a superfície do ACM. Essa técnica é considerada durável, mas é mais frequentemente usada para impressões de alto volume. Limita-se a poucas cores primárias e sólidas, o que traz limitações de imagens a serem impressas. 

Gravação a Laser: 

A impressão a laser em ACM é um processo que utiliza um feixe de laser para criar marcas, padrões ou gráficos na superfície do material composto por alumínio (ACM). É frequentemente usada para a criação de sinalização personalizadas, placas de identificação e elementos decorativos que necessitam de poucos detalhes. Tem muito pouca possibilidade de escolha de cores.

A escolha do tipo de impressão em ACM depende das especificidades do projeto, incluindo o design, a quantidade de cores, o ambiente de instalação e o orçamento disponível. Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens, e a melhor opção será determinada pelas necessidades do projeto em questão. 

Leia também:

Placas personalizadas: tipos de impressão, materiais e aplicações

Placas em Aço Inox

As placas feitas de aço inoxidável são bem diferentes das placas feitas em ACM, pois o aço inox é um material metálico bastante pesado. Contudo, esse tipo de material também oferece uma excelente resistência à corrosão e à oxidação.

Uma outra vantagem desse tipo de material é que oferece um visual bastante sofisticado e a possibilidade de ter acabamentos lisos, espelhados ou ainda, escovados. 

Processo de personalização em Placas de Aço Inox

Existem diferentes métodos para personalizar placas de aço inox, incluindo gravação a laser, jateamento, serigrafia e impressão digital.  

Assim como nas impressões em placas de ACM, também sugerimos que as impressões em placas de aço inox sejam realizadas por meio da impressão digital, pela eficiência do processo e garantia de alta definição das imagens.  

Leia também:

Impressão digital e a precisão na reprodução de cores

 

Outros materiais para placas personalizadas

O mercado oferece inúmeras possibilidades de materiais para a criação de placas personalizadas, e a escolha do material mais adequado vai depender das necessidades e objetivos do projeto.

Para facilitar a sua escolha, fizemos uma tabela comparativa para você entender o comparativo entre todos os materiais possíveis de serem utilizados na confecção de placas personalizadas.

Comparação entre placas em aço inox e outros materiais

Características

Aço Inox

Alumínio

Plástico

ACM

Durabilidade

Alta resistência à corrosão e oxidação

Menos resistente à corrosão do que o aço inox

Menos durável e pode degradar com exposição ao sol e mau tempo

Durável, mas menos resistente a impactos

Peso

Mais pesado

Leve

Leve

Leve

Aparência

Sofisticada, acabamento espelhado ou escovado

Superfície lisa, pode ser anodizado ou pintado

Variedade de cores, mas pode desbotar

Superfície lisa, opções de cores e acabamentos

Personalização

Impressão digital, gravação a laser, jateamento, serigrafia, tampografia.

Impressão digital, serigrafia, tampografia

Impressão digital, serigrafia, tampografia

Impressão digital,  gravação a laser

Resistência ao mau tempo

Alta resistência

Boa resistência

Suscetível a desbotamento e degradação

Resistente, mas pode sofrer desgaste

Uso Interno/Externo

Ambos

Ambos

Mais adequado para uso interno

Ambos, mas pode desgastar com o tempo

Custo

Geralmente mais caro

Geralmente mais acessível

Geralmente mais acessível

Custo médio

Aplicações Comuns

Sinalização de alta qualidade, identificação

Sinalização, construção leve

Sinalização temporária, produtos descartáveis

Sinalização, construção leve

Sustentabilidade

Pode ser reciclado

Pode ser reciclado

Pode ser reciclado

Pode ser reciclado

Versatilidade

Boa flexibilidade de design

Flexibilidade de design

Flexibilidade de design

Muitas opções de design

 

 Placas para Máquinas - os tipos mais comuns

Placas para máquinas desempenham um papel importante na identificação, segurança e funcionamento eficiente das máquinas em diversos setores industriais. Aqui estão os tipos mais comuns de placas utilizadas em máquinas:

  • Placas de Identificação
  • Placas de Aviso e Segurança
  • Placas de Instruções de Operação
  • Placas de Controle e Painéis
  • Placas de Manutenção e Lubrificação
  • Placas de Capacidade e Carga
  • Placas de Diagramas e Símbolos
  • Placas de Calibração e Certificação
  • Placas de Indicação de Partes Quentes
  • Placas de Manutenção de Emergência

Placas em Aço Carbono Pintado: características e vantagens

As placas em aço carbono pintado são uma opção popular para sinalização e identificação em diversos ambientes industriais e comerciais. Elas são fabricadas a partir de aço carbono revestido com uma camada de tinta durável, o que confere a elas uma série de características e vantagens específicas. Aqui estão algumas das principais características das placas em aço carbono pintado:

  • Material Base Resistente
  • Superfície Pintada
  • Variedade de Cores
  • Personalização
  • Acabamentos Diversos
  • Resistência a intempéries

Algumas das principais vantagens de confeccionar Placas em Aço Carbono Pintado:

As placas em aço carbono pintado podem ser adaptadas para atender a uma variedade de aplicações, desde identificação de produtos até sinalização de direção. Além disso, a camada de pintura confere um aspecto profissional e estético à placa, tornando-a adequada para ambientes comerciais e corporativos.

Outras características: 

  • Durabilidade pode ser melhorada: A camada de tinta fornece uma barreira protetora contra a oxidação e a corrosão, aumentando a durabilidade do aço carbono.
  • Custo-benefício: As placas em aço carbono pintado são geralmente mais acessíveis do que algumas alternativas, como o aço inoxidável.
  • Peso moderado: O aço carbono é relativamente leve em comparação com outros materiais mais pesados, como o aço inoxidável.
  • Facilidade na instalação: Devido ao peso moderado e ao formato das placas, a instalação é geralmente mais simples em comparação com materiais mais pesados.
  • Resistência à impactos: O aço carbono é conhecido por sua resistência mecânica, o que é uma vantagem em situações em que a placa pode estar sujeita a impactos ou movimentação.
  • Simplicidade na manutenção: A manutenção das placas em aço carbono pintado é geralmente direta, envolvendo limpeza periódica para manter a aparência e legibilidade.

De maneira geral, as placas em aço carbono pintado são uma opção versátil e econômica para diversas aplicações de sinalização e identificação.

Tendências no design e personalização de placas

Com o passar do tempo, o design e a personalização das placas foram evoluindo e se você quiser ficar por dentro das principais tendências, vale a pena ficar de olho em algumas características mais predominantes:

  • Uso crescente de designs minimalistas e modernos, para passar a mensagem com poucas palavras e garantir a absorção da mensagem principal;
  • A incorporação de elementos visuais como QR-Codes é outra tendência bastante marcante e permite adicionar informações adicionais relevantes sem poluir visualmente a placa;
  • O uso de técnicas de iluminação LED para dar maior visibilidade e melhor a experiência de leitura também é outra tendência que você pode adotar, especialmente, se a placa ficar exposta em locais externos.
  • O uso de materiais sustentáveis, reutilizáveis e eco-friendly também estão se tornando cada vez mais relevantes.


Ficou interessado em saber mais sobre os tipos de impressão em placas em ACM e quer tirar suas dúvidas? Não deixe de acompanhar os outros textos do nosso blog e de nos enviar uma mensagem pelo Fale Conosco.