Impressão digital e a precisão na reprodução de cores

A reprodução de cores é uma parte bastante importante do processo de impressão. Em alguns produtos e indústrias, conseguir um resultado de impressão em alta resolução é fundamental para que o objetivo final com aquele material ou produto seja cumprido.

Com o crescimento dos processos de impressão digital, obter uma reprodução fiel de cores se tornou mais eficiente. Além disso, o resultado passou a depender menos das habilidades dos profissionais que operam a impressora, tornando- se uma atividade mais matemática.

Impressão digital e reprodução de cores em alta resolução

Antes, a reprodução de cores em uma superfície dependia muito de um bom “olho treinado”. Dessa forma, o resultado tendia a ser bastante subjetivo, abrindo margem para expectativas frustradas e diversas refações.

Com a impressão digital, o processo se tornou mais simples e exato. Com isso, é possível obter qualidade digital de alta resolução (qualidade fotográfica) e sem limitações de cores. E isso vale para qualquer tipo de superfície, desde papel, até plástico, madeira e aço.

Além disso, equipamentos de aferição da impressão possibilitam a análise dos resultados de forma técnica, acabando com a subjetividade na comparação das impressões. Da mesma forma, auxiliam na busca por resultados em projetos de impressão personalizada ou novas demandas de impressão que ainda não sejam parametrizadas.

Assim, novas possibilidades para o design surgem, uma vez que é possível imprimir variações sutis de uma cor, sem que o material final perca suas características, além de reproduzir imagens perfeitamente.

Um exemplo prático: Escala de Cores para Café Torrado

Para compreendermos melhor o potencial da impressão digital, vale a pena citar o ABG COLOR SYSTEM - Escala de Cores para Café Torrado, trabalho de impressão executado pela FINI.

A torra é uma etapa muito importante para a qualidade do café. Pensando nisso, a Pressca, empresa especializada em artigos para café, desenvolveu em parceria com Ensei Neto, o ABG Color System - Escala de Cores para Café Torrado.

ABG Color System - Escala Café.jpg

Para os apreciadores de um bom café, o ponto de torra é algo primordial. Através da torra, os profissionais da área conseguem extrair as melhores características de cada grão e os consumidores podem escolher seus cafés sabendo o que esperar da bebida.

Ao compreender esta demanda de mercado e observar a dificuldade de pequenas torrefações, que não conseguem aferir suas torras devido ao alto custo de equipamentos digitais que o façam, surgiu a necessidade de desenvolver um produto que tivesse fidelidade de cor, precisão na impressão e um tratamento antirreflexo, pois a aferição a olho nu poderia prejudicar na análise dos resultados.

Com esta demanda, a Pressca encontrou na Fini as soluções necessárias para chegar ao seu objetivo.

O grande desafio para a criação do produto foi justamente a tecnologia, uma vez que a impressão precisava reproduzir variações de tonalidades da torra com alta qualidade e precisão. Ou seja, o sistema de impressão deveria usar os pigmentos adequados e distribuí-los de forma correta na superfície.

Entre as dificuldades enfrentadas havia a definição do tipo de substrato a ser impresso, a sutil variação de tonalidade entre os pontos de torra a serem medidos e a repetibilidade das impressões em diferentes lotes.

O resultado foi possível de ser atingido após mais de 18 meses de pesquisa e desenvolvimento, e com ajuda dos serviços de impressão digital oferecidos pela FINI.

O ABG COLOR SYSTEM - Escala de Cores para Café Torrado é o produto com melhor custo-benefício do mercado. Além de contar com ótima durabilidade e resistência.

A complexidade do controle de cores

Mesmo que a impressão digital tenha trazido mais eficiência para a reprodução de cores, esse ainda é um processo complexo e que demanda conhecimento.

É preciso conhecer a fundo as etapas de impressão para que tanto as tintas quanto os jatos estejam adequados para a obtenção do resultado final. Além disso, o substrato no qual a impressão será realizada e o tratamento pré e pós-impressão também interferem no processo.

Em resumo, pensar que a impressão digital é o equivalente a apenas “apertar um botão” é um grande equívoco. Apesar de permitir uma qualidade maior, a custos e tempo de produção menores, o processo ainda depende de uma série de variáveis e conhecimentos.

Se você precisa viabilizar um projeto que necessita de alta fidelidade e qualidade de reprodução de impressão, entre em contato com a gente. Quando não existem restrições, a imaginação é o único limite para a impressão industrial!