Como a impressão industrial viabiliza a customização em massa

A manufatura já passou por algumas revoluções ao longo dos anos, desde a produção artesanal até a massificação. Agora, caminhamos para a customização em massa, com foco em atender demandas cada vez mais específicas dos clientes.

O termo, por si só, pode parecer um pouco contraditório. Afinal, estamos falando em levar produtos personalizados para um grande volume de pessoas.

No entanto, a customização em massa traz o melhor da produção artesanal, os produtos personalizados, aliada ao grande diferencial da massificação, o acesso para várias pessoas.

Demanda de mercado apoiada pela tecnologia

A personalização em massa foi impulsionada pela demanda dos clientes. Em um mundo em que a qualidade dos produtos se tornou um requisito básico, a personalização permite que as empresas criem diferenciação e vantagem competitiva.

Por outro lado, a customização em massa era, até então, uma tarefa muito onerosa. Personalizar produtos demandava tempo e investimentos altos, além de criar entraves para que a empresa conseguisse produzir e vender em grandes volumes.

Com a evolução da tecnologia, porém, manter a produção massificada e, ao mesmo tempo, personalizada, tornou-se mais acessível. Dessa forma, é possível atender às demandas dos clientes e, em muitos casos, até reduzir custos e aumentar a produtividade.

Customização em massa com a impressão industrial

A impressão digital na indústria é um grande exemplo de tecnologia que permite a customização em massa.

Por meio dela, é possível personalizar os mais diferentes tipos de materiais, como plásticos, aço, vidro, alumínio e madeira. Tudo isso com impressões de qualidade fotográfica e sem limite de cores.

Por exemplo, a impressão industrial permite imprimir diferentes QR Codes nos produtos. Dessa forma, o cliente pode escaneá-los para visitar sites com dicas de decoração ou acessar o manual do produto.

Ainda, toda a produção acontece de forma rápida e sem custo fixo inicial. Diminuindo, assim, o tempo de produção e viabilizando projetos criativos que, até então, só estavam acessíveis a grandes empresas.

Personalização em pequenos volumes também é acessível

Outra grande vantagem da impressão industrial é que ela viabiliza a customização também em pequenos volumes.

Não há um custo inicial fixo, uma vez que não há a necessidade de telas ou clichês, apenas um arquivo digital com a imagem que será impressa.

Portanto, a partir de uma unidade, a produção já se torna economicamente viável. Assim, a empresa pode imprimir dados variáveis com agilidade e a certeza de que o projeto poderá ser tirado do papel.

 

As possibilidades para a customização em massa são muitas. E, com a impressão digital, as barreiras e entraves não são mais uma questão. Com isso, não há limites para a criatividade, seja no lançamento de um produto ou na decoração de um projeto.

Venha conhecer melhor as possibilidades da impressão industrial, que vamos ajudá-lo a tirar o seu projeto do papel! Entre em contato com a gente.