Impressão Direta (Direct-to-Object Printing, DTO) e sua versatilidade no mercado

A impressão impressão direta em substratos, também conhecida como Direct-to-Object Printing ou DTO, em inglês, é um processo altamente versátil e em constante evolução.

Especialmente em outros países, como os Estados Unidos, a DTO cresce rapidamente. Atualmente, inclusive, ela já é considerada o “pão com manteiga” do mercado de impressão industrial.

Inteligência e criatividade ilimitada com a impressão direta

A impressão direta pode ser realizada em diversos materiais, como madeira, vidro, aço e alumínio

Com ela, não há a necessidade do uso de clichês ou telas, permitindo que cores e detalhes sejam impressos facilmente no substrato, sempre com alto nível de qualidade e replicabilidade.

A impressão industrial Direct-to-Object, portanto, permite às mais variadas indústrias customizar diferentes produtos, seja em altos volumes ou em apenas uma unidade.

Dessa forma, muitas empresas estão ganhando vantagem competitiva em um mercado cada vez mais ágil e concorrido, uma vez que é possível personalizar produtos individualmente. Ou, ainda, adotar tendências tão rápido quanto elas surgem.

Afinal, a liberdade em poder realizar uma impressão digital em diversos tipos de materiais coloca  a criatividade como único limite para a produção.

DTO, um setor em plena expansão

A demanda pela DTO (impressão direta em substratos) não para de crescer ao redor do mundo, impulsionada pelas mudanças do mercado consumidor.

Ao mesmo tempo, os materiais e formatos, especialmente de embalagens, estão se tornando cada vez mais complexos. E, para processos de impressão mais tradicionais, como a serigrafia, tem ficado mais difícil suprir algumas necessidades.

Esses casos se tornam mais claros quando falamos da impressão de dados variáveis ou da tentativa de replicar linhas finas e cores específicas em substratos.

Enquanto na serigrafia este é um processo trabalhoso, demorado e caro, com a impressão direta industrial, basta apenas um arquivo digital. Como resultado, a impressão é realizada rapidamente, sem custo inicial fixo e sem a exigência de uma quantidade mínima.

Tecnologia, agilidade e qualidade

Produzir itens personalizados em larga escala é outra das grandes vantagens da impressão direta digital. 

É possível, por exemplo, reproduzir texturas como a de mármore em um vidro para decoração. Tudo isso de forma rápida e com baixo custo, seja para poucas ou muitas unidades de produção.

Além disso, parte da versatilidade da DTO está na facilidade com que os designs e imagens podem ser avaliados e alterados. Justamente por dispensar clichês, não há gastos extras quando alguma mudança é necessária.

 

Em resumo, a impressão direta em madeira, vidro, plástico e outros substratos está revolucionando o mercado ao redor do mundo. E, no Brasil, não irá demorar muito para que essa tecnologia também mude por completo a maneira como desenvolvemos e produzimos novas ideias e produtos.