Tampografia: como contornar os custos e entraves do processo de impressão

A tampografia consiste em um processo de impressão na qual há transferência indireta de tinta. Ou seja, a impressão é realizada através de um clichê em baixo relevo.

Normalmente, a tampografia é amplamente usada justamente por permitir a impressão em diversas superfícies, inclusive as cilíndricas e irregulares. No entanto, seu processo também costuma ser mais caro, demorado e difícil de reproduzir com precisão.

Neste sentido, conhecer a fundo as etapas e custos envolvidos em uma impressão tampográfica faz toda a diferença para viabilizar um projeto. E, inclusive, evitar com que novos entraves surjam em fases avançadas do desenvolvimento. 

A tampografia e seus desafios

A tampografia permite a impressão em substratos por meio da transferência indireta de tinta a partir de um clichê de baixo-relevo. Dessa forma, a imagem ou o texto é impressa com o auxílio de um tampão de silicone.

O processo pode variar um pouco de acordo com o substrato que receberá a impressão. Porém, em todos os casos a tampografia conta com vários fatores que influenciam diretamente a qualidade dos produtos finais.

Entre eles, podemos citar o próprio clichê e o tampão de silicone, assim como a maneira como o ambiente foi preparado, ou seja, as condições de temperatura e umidade. Além disso, pequenas alterações operatórias na máquina e a própria tinta exercem papel fundamental no resultado final.

Com isso, qualquer pequena alteração em um dos fatores pode levar à má qualidade de impressão da peça. Ou, ainda, há diferenças significativas entre uma peça e outra. 

Variáveis que precisam ser consideradas

Dadas as características da tampografia, é fundamental considerar seus desafios a partir do momento em que o projeto está sendo desenvolvido. Afinal, aguardar a criação do protótipo para perceber que este não é o caminho mais adequado, pode custar muito caro para a empresa.

Em primeiro lugar, é bastante comum que a tampografia ocasione alguns defeitos na impressão, como pontos negros e linhas duplicadas.

Além disso, é preciso considerar os custos com o desenvolvimento dos clichês e tampões, que devem estar previstos no orçamento do projeto e de produção.

Por fim, o processo também pode ter um tempo maior de produção. Uma vez que não é possível imprimir em escalas grandes com agilidade.

Uma alternativa à tampografia

A grande dificuldade em encontrar alternativas mais rápidas e menos caras à tampografia está nos casos em que o substrato é côncavo ou irregular.

No entanto, este é um obstáculo totalmente possível de ser contornado durante o desenvolvimento do produto, desde que haja conhecimento sobre outros processos, como a impressão digital industrial.

Com a impressão industrial, o tempo de produção é reduzido, assim como os custos. Afinal, não há a necessidade de clichês ou telas, eliminando os custos iniciais.

Outra vantagem da impressão digital está na alta capacidade de reproduzir cores e tons, além da facilidade de imprimir a imagem sempre da mesma maneira. Com isso, são eliminados os descartes de peças com erros.

Um grande exemplo de como uma alternativa à tampografia pode ser usada, é a Jarra e Porta Filtro de Café, da Pressca. O produto, totalmente curvo, recebeu uma área plana nos protótipos, onde será realizada a impressão industrial. 

tampografia x impressão digital.jpeg.jpg

Como resultado, os custos de produção foram reduzidos e, agora, é possível garantir que todas as peças saiam com o mesmo nível de qualidade na aplicação do logo da marca.

Portanto, a partir do momento que um novo projeto começar a ser desenvolvido, não deixe de avaliar todas as opções de produção para que essa fase não se torne um problema mais para frente.

Quer conhecer mais sobre as vantagens e possibilidades da impressão industrial? Entre em contato com a nossa equipe!