Da serigrafia à impressão digital na indústria: tecnologia a favor da personalização em massa

A serigrafia é um processo de impressão bastante conhecido da indústria. E, apesar de ser muito manual, seu constante aprimoramento permitiu maior controle no pré-tratamento, cura e adesão da tinta ao substrato.

Nos últimos anos, porém, com a difusão de novas tecnologias, a impressão digital na indústria está causando uma verdadeira revolução

E isto vale tanto para a facilidade em imprimir diretamente no substrato, sem a necessidade de uma tela ou clichê, quanto para a possibilidade de personalizar em massa.

As vantagens da impressão digital na indústria 

Uma das grandes vantagens da impressão digital na indústria é a possibilidade de personalizar em massa. Por exemplo, a tecnologia permite gravar variações de códigos de barras em grandes volumes, sem que o custo aumente por conta disso.

Ainda, a impressão digital viabiliza a produção de pequenas quantidades sem um custo inicial fixo e sem um volume mínimo. Para empresas que trabalham com objetos personalizados, essa é uma excelente maneira de agregar valor ao produto, sem comprometer a viabilidade do projeto.

Por fim, a tecnologia amplia as possibilidades, tanto em relação aos materiais nos quais uma imagem pode ser impressa, como alumínio, vidro ou plástico, quanto à criatividade, que pode ser trabalhada em todo o seu potencial.

Novas demandas do mercado exigem novas soluções

Entre todas as vantagens, a impressão digital também surge como uma resposta às novas demandas do mercado.

Os volumes pequenos e médios são cada vez mais recorrentes na indústria, fazendo com que a serigrafia não seja mais viável e vantajosa em muitos casos. 

Com uma relação de custo-benefício cada vez mais interessante, a tecnologia se destaca gradativamente. Afinal, ela não apenas supera a serigrafia/silk screen em relação ao custo, como também, imprime cores vivas e duráveis, além de reproduzir desenhos com perfeição.

As impressões digitais também permitem uma entrada mais rápida dos produtos no mercado. Além de infinitas possibilidades de personalização, seja por cores, textos ou outros elementos, mantendo um custo reduzido por unidade.

Dessa forma, a tecnologia está se consolidando como a única capaz de atender às necessidades de muitos mercados quando o assunto é tempo, qualidade e preço justo por unidade.

A importância do conhecimento no uso de novas tecnologias

A evolução da serigrafia para a impressão digital na indústria traz melhorias significativas para a produtividade dos processos e personalização dos produtos.

No entanto, o seu uso demanda profissionais capacitados e conhecimento em todas as etapas para que seja possível atingir o potencial máximo. 

Vale reforçar que, apesar de as máquinas estarem cada vez mais automatizadas, o conhecimento humano não é dispensável.

A impressão digital requer experiência na gestão de cores, entendimento profundo do processo, conhecimento dos tipos de tratamentos do substrato, entre outros. Portanto, contar com o apoio de uma empresa especializada em impressão digital industrial faz toda a diferença para atingir um resultado final satisfatório e enxergar todas as possibilidades do processo.

Com certeza, a digitalização da impressão é um diferencial importante em vários segmentos, colaborando diretamente para surpreender os clientes e melhorar a lucratividade.